id A doutrina cristã: ideias rápidas sobre a doutrina cristã. Verdades principais, mandamentos, sacramentos. Como conhecer Deus? Como se divide a doutrina cristã?
A DOUTRINA CRISTÃ
(resumo básico)

CONHECIMENTO DA DOUTRINA CRISTÃ

1. Podemos conhecer Deus? Deus é espiritual e ninguém pode vê-Lo nem tocar-Lhe. No entanto, há modos de conhecer Deus: observando as suas obras e acedendo às manifestações divinas.

2. Observando as suas obras? Conhecemos os fenícios, faraós, etc., estudando os seus restos arqueológicos. De modo similar, observando a criação chegamos ao Criador. Por exemplo, basta ver uma noite estrelada para reconhecer a sabedoria de quem organizou o universo.

3. Deus manifestou-se? O Senhor revelou-se aos homens através de profetas e santos e, sobretudo, com a vinda do Filho de Deus ao mundo.

4. Como sabemos que é Deus quem fala? As manifestações divinas são acompanhadas de factos portentosos (milagres) que avalisam a origem divina.

5. Onde se guarda a revelação divina? O antigo testamento e as tradições judias foram o início. Nosso Senhor Jesus Cristo terminou a revelação e encarregou os Apóstolos de transmitirem os seus ensinamentos. Eles fizeram-no de um modo principalmente oral (Tradição). Além disso, o Senhor quis que a sua mensagem se escrevesse (evangelhos), e assim se completou a Bíblia. Os sucessores dos Apóstolos - os Bispos com o Papa - continuam esta missão com o seu ensinamento (Magistério).

6. A Tradição é oral? A Tradição começou oralmente. Gravou-se na vida dos cristãos e foi posta por escrito em livros dos grandes santos da antiguidade - santos padres - como S. Agostinho.

7. O que se procura atingir aprendendo a doutrina cristã? Pretende-se conhecer e praticar os ensinamentos de Cristo para atingir a santidade e ganhar a vida eterna (céu).

8. O que é a santidade? De uma pessoa santa pode-se dizer que:

  • Imita Cristo, até se identificar com Ele.
  • Procura cumprir a vontade de Deus a todo o momento.
  • Adquiriu muitas virtudes e chega a vivê-las em grau heróico.
9. O que são as virtudes? São hábitos bons. Conseguem-se por dons de Deus (virtudes sobrenaturais ou infusas) ou por repetição de actos (virtudes humanas). As virtudes melhoram a personalidade humana dando-lhe facilidade e costume de fazer o bem.

10. Como se divide a doutrina cristã? Costuma-se estudar em quatro partes:

  • As verdades que Deus revelou para que os seu filhos O conheçam melhor. (Credo).
  • Os dons que nos outorga para que sejamos bons filhos seus. (Sacramentos).
  • O modo de viver de um filho de Deus. (Mandamentos).
  • O tratamento dos filhos de Deus com o seu Pai. (Oração).
id