id O espiritismo: ideias rápidas sobre o espiritismo. Pode-se falar com os espíritos? O espiritismo é uma ofensa a Deus?
O ESPIRITISMO
1. Pode-se falar com os espíritos?. Convém falar frequentemente com os espíritos bons (as almas do purgatório, os anjos e os santos do céu). Para falar com eles, basta dirigir-lhes sem mais as palavras ou o pensamento. Interessa muito solicitar a sua ajuda, o seu conselho e pedir-lhes que intercedam por nós diante de Deus. Por seu lado, com os demónios e condenados não convém ter nenhum tipo de contacto.

2. Nas reuniões espiritistas fala-se com alguém?. Em muitos casos só se trata da imaginação humana e habilidade do promotor. Em ocasiões más perigosas podem intervir os demónios procurando o mal dos homens.

3. Os espíritos bons falam nessas reuniões?. Os anjos e os santos não se prestam a este tipo de práticas opostas à fé. São seres livres e não estão obrigados a falar ainda que se usem palavras ou gestos estranhos.

4. O espiritismo és uma ofensa a Deus? O espiritismo realizado levado a sério é um tipo de pecado por vários motivos mais ou menos presentes:

  • Pretende-se possuir poderes sobre-humanos de domínio sobre os espíritos. Assemelha-se ao pecado orgulhoso de Adão e Eva que desobedeceram a Deus porque quiseram ser "como deuses".
  • Há desconfiança de Deus e da sua Providência, desejando adivinhar o futuro. Duvida-se da Bondade divina.
  • Procura-se a protecção de poderes ocultos, desprezando na ajuda divina, como se outros poderes fossem superiores a Deus ou melhores. E ninguém é melhor que Deus.
id