id A Igreja: ideias rápidas sobre a Igreja. Como reconhecer a Igreja de Cristo? Qual a sua missão. Igrejas e catedrais.
A IGREJA
  • A. A Igreja de Cristo.
  • B. Igrejas e catedrais.
A. A IGREJA DE CRISTO

1. Como reconhecer a Igreja que Cristo fundou? Basta localizar o sucessor de Predo. O Senhor escolheu Simão Pedro como rocha firme sobre a qual edificou a sua Igreja. Os que seguem Pedro e os seus sucessores formam a Igreja de Cristo. Foi algo muito bem pensado pelo Senhor pois é o modo de clarificar. Se não existisse Pedro, como ter a certeza sobre qual a instituição ou bispo que segue fielmente Cristo? Não poderia saber-se.

2. Como se descobre o sucessor de Pedro? É o Papa ,o romano Pontífice. Nisto há grande clareza, pois se conserva a lista completa dos sucessores de Pedro. Nalgumas Missas se recordam os primeiros: Lino, Cleto...

3. Qual é a missão da Igreja? A mesma que a de Cristo: a salvação eterna de los homens.

4. Não é missão da Igreja resolver problemas sociais? Não. Não. Essa é a missão geral dos homens e em particular dos governantes que têm dinheiro e redigem leis. A eles compete conseguir uma distribuição justa dos bens. De todos os modos, a Igreja resolve muitos problemas sociais por caridade. Mas não é essa a sua missão: Cristo não veio ao mundo para resolver dificuldades económicas (doutrina social).

5. Como cumpre a Igreja o seu fim de salvar almas? Realizando os dois grandes trabalhos que o Senhor lhe encarregou:

  • A tarefa de ensinar, transmitindo a doutrina cristã.
  • A tarefa de santificar, administrando os sacramentos.
  • Para realizar estes dois trabalhos é necessária uma organização, uma autoridade, umas normas, como em qualquer sociedade humana. Aparece assim uma terceira tarefa: a de governar, dirigindo e planificando as outras tarefas.
B. IGREJAS E CATEDRAIS

1. É bom construir catedrais e igrejas sumptuosas? É muito conveniente e manifesta o amor do povo cristão a Deus, que com grande esforço quer dedicar ao culto divino o melhor.

2. A Igreja dá mau exemplo com tantas riquezas? As igrejas e catedrais não são uma riqueza material da Igreja. Só ocasionam gastos de manutenção. Quem quer ganhar dinheiro constrói apartamentos ou estádios de futebol. As igrejas constroem-se para o culto a Deus e não fazem mal aos que não amam o Senhor.

3. Não seria melhor destinar esse dinheiro aos pobres? É bom dedicar atenção aos pobres e a Deus. E, normalmente, o povo que cuida do culto a Deus também se interessa pelos necessitados. Pelo contrário, onde não há igrejas, os pobres são pior tratados.
- Recordo um facto que teve lugar num bairro pobre: iam construir a igreja e propunham uma edificação simples, mas de certa categoria. Levantaram-se algumas vozes que proponham uma espécie de barracão. Então, os próprios trabalhadores do bairro exigiram uma igreja mais digna dizendo algo como: “os pobres temos o mesmo direito que os ricos a honrar Deus o melhor possível”.

id